1.Ênfases do jornalismo na atualidade.
2. (Novos) gêneros jornalísticos para uma sociedade plaformizada.
3. Overdose de informações e “fadiga da compaixão”.
1.Princípios: O jornalismo de soluções baseia-se no princípio de que saber que algo está quebrado não ajuda ninguém a consertá-lo. Num momento em que a cobertura midiática se volta fortemente para os problemas e conflitos, uma vertente do jornalismo procura trilhar outro caminho, focado em buscar e investigar as iniciativas que se dedicam à solução dos diversos problemas existentes na sociedade.
2.Proposta: Investigar: onde estão tais iniciativas; quem as criou, promove e realiza; que evidências existem do sucesso; como os resultados podem ser quantificados, quais os motivos para o sucesso (ou não); quais os seus limites.
3.Desafios: Não se trata de divulgar ou promover iniciativas, empresas ou grupos, tampouco advogar por elas. Trata-se, pelo contrário, de posicioná-las como o foco do trabalho investigativo, com todo o rigor e isenção que se espera do jornalismo. É importante evitar a tentação das histórias edificantes ou moralistas, da demagogia, da justiça com as próprias mãos.
1.Premissas de um mundo conectado
A conectividade característica de uma cultura de
convergência nos permite pensar e praticar
um jornalismo em estado beta e colaborativo, o que
enriquece as possibilidades do Jornalismo pautado em soluções.
2.Jornalismo Transmídia de interesse público e propositivo
Transmídia enquanto adjetivo, propõe-se a pensar as dinâmicas de um jornalismo multiplataforma, com expansão narrativa e disponível ao diálogo.
3.Estudos de caso e exemplos
Várias iniciativas importantes estão sendo desenvolvidas em todo o mundo e permitem pensar coletivamente em propósitos fundamentais a um jornalismo propositivo significativo para os diversos públicos.
1.A pauta
Modelos e propostas diferenciadas de planejar o Jornalismo Propositivo em múltiplas plataformas, com expansão narrativa e participação dos diversos públicos.
2.As fontes
As várias esferas referenciais: poder público, iniciativa privada, ONGs, academia, mídia, iniciativas independentes.
Metodologias de escuta e conexão de fontes.
3.O checklist para a produção propositiva
A reportagem apresenta e detalha uma resposta ao problema? Apresenta as etapas do processo? Apresenta evidências dos resultados? Explica as limitações da resposta? Induz a novas ideias ou reflexões acerca da questão?
1.As especificidades do contexto local
2.Os agentes de soluções
3.O envolvimento da comunidade
(31) 3469-2000
[email protected]
Veja nossos Termos de Uso e nossa Política de Privacidade.
©2020 Diário do Comércio. Todos os direitos reservados.